“A regra de Naegele é uma forma simples de calcular a data provável do parto, a partir da data da última menstruação”, explica o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio Libanês e Albert Einstein (SP). A data da última menstruação é o primeiro dia do último sangramento que a mulher teve antes de engravidar.
Nogueira explica que, para calcular a data da gravidez, não se usa o dia em que o óvulo e o espermatozoide se encontram e, sim, essa data do primeiro dia do último período menstrual. “É algo mais claro. Depois da última menstruação, a mulher pode até ter pequenos sangramentos, mas não menstrua mais até o fim da gestação. Então, é uma data fácil de identificar”, explica o especialista. “O atraso menstrual é, na maioria das vezes, o sintoma que faz com que a mulher identifique que está grávida”, reforça.
Regra de Naegele: como calcular?
A fórmula é simples, não se preocupe. Não é preciso ser um gênio da matemática para conseguir calcular a data provável em que seu bebê chegará aos seus braços. “Você pega essa data do primeiro dia da última menstruação, soma 7 ao dia, subtrai 3 do mês e soma 1 no ano”, explica Nogueira.
Um exemplo: considerando que o primeiro dia da última menstruação de uma gestante foi em 10 de outubro de 2022, soma-se 7 ao dia, portanto, 17. Depois, subtrai-se 3 do mês: então, 10 menos 3 daria 7, referente ao mês de julho. Temos 17 de julho. Ao ano, soma-se 1, 2022 + 1 dá 2023. Então, a data provável do parto (DPP) seria 17 de julho de 2023.
Agora, considerando um caso diferente, em que a data da última menstruação é 26 de outubro de 2022, por exemplo. Nesse caso, 26 + 7 daria 33. Só que outubro vai até o dia 31. Então, avançaríamos para 2 de novembro. Como avançamos para novembro, em vez de tirar 3 do mês, tiramos 2 (porque um já foi tirado). Então, teríamos 10 - 2, que é igual a 8. No ano, somamos 1. Então, a data provável do nascimento do bebê seria 2 de agosto de 2023.
Link da matéria completa:
https://revistacrescer.globo.com/gravidez/desenvolvimento-do-bebe/noticia/2022/10/ja-ouviu-falar-em-regra-de-naegele-ela-calcula-a-data-provavel-do-parto-entenda.ghtml
Comments