top of page

Risco de gestações seguidas, como as de Rihanna

Intervalo entre gestações é recomendado por médicos para que o corpo possa se recuperar e útero tenha condições para novo parto


Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês, explica que, quando a mulher engravida, a placenta adere à parede uterina, criando ali uma ferida.


Somam-se ao quadro a cicatriz, no caso de uma cesárea ou em partos normais em que sejam necessários pontos, e a continuidade de transmissão nutricional via amamentação, e isso acaba exigindo muito do corpo feminino.


Os especialistas declaram que o período de amamentação, embora interfira na ovulação e na menstruação, não é garantia de que não possa haver a fecundação e nova gestação. De acordo com Pupo, nesse período a hipófise bloqueia a produção hormonal de óvulos, mas, se a mulher amamentar menos de três vezes ao dia, já entre o segundo e o sexto mês após o parto, ela pode voltar a ovular — o que torna possível, então, ocorrer uma nova gravidez.

Para isso, é recomendado que, após o parto, a mulher tenha relações sexuais com preservativos, use o DIU ou faça uso de anticoncepcionais à base de progesterona.


Pupo ressalta que casos de ruptura uterina são eventos graves, que põem em risco a vida da mãe e do bebê. Com relação à mulher, além da hemorragia, muitas vezes ela pode perder o útero. No que diz respeito à criança, existem os riscos de sequelas, como a paralisia cerebral por falta de oxigenação do cérebro, além da perda de sangue do próprio bebê.


Se ocorrer nova gestação no período de um ano, o ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês reitera que, caso a mulher tenha uma cesárea anterior, seja feita uma avaliação com o médico, para checar como está a cicatriz uterina prévia, qual o estado da parede uterina e a necessidade de uma nova cesariana, previamente agendada.


Link para matéria completa:

https://noticias.r7.com/saude/gestacoes-seguidas-como-as-de-rihanna-podem-aumentar-risco-de-ruptura-uterina-e-mortalidade-13022023

Comments


WhatsApp.png
bottom of page