Leiomioma é uma neoplasia benigna com aparência de nódulo, uma doença hormônio-sensível na fase fértil da mulher. Após a menopausa, esses tumores tendem a regredir e se calcificarem.
Em geral, surge de um crescimento anormal das células do útero que formam a parede do miométrio. Pode ter pequenos tamanhos e, em especial, após os 35 anos de idade, podem ser maiores. O maior que já removi tinha 8,5 kg.
Conforme crescem ou dependendo da localização, podem alterar o endometrio e provocar ciclos com maior fluxo de sangue. Quando o mioma já está muito para dentro da cavidade uterina, irrita o útero, que tenta realmente parir esse tumor, o que pode gerar sangramentos, dor e cólicas.
Ainda existe a possibilidade do mioma crescer para dentro da barriga, oque traz complicações por comprimir, pelo tamanho, as estruturas, como intestino, vasos sanguíneos e bexiga.
É raro a doença evoluir para um câncer, mas é preciso ter um médico acompanhando para analisar a melhor solução para a paciente, que pode ser a retirada do nódulo, caso ela deseje engravidar, e também do útero, no caso de não querer engravidar mais.
Comments